KINESIOTAPING E BEXIGA HIPERATIVA

2020_The effects of pelvic floor muscle
.
Download • 1.60MB

Estudos recentes têm demonstrado uma boa atuação das bandagens neuromusculares associadas ao treinamento da musculatura do assoalho pélvico no tratamento da Bexiga Hiperativa (BH)

📍Este ensaio clínico controlado e randomizado investigou os efeitos do treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP) associado ao kinesiotaping em mulheres com sintomas de bexiga hiperativa!

As participantes foram divididas da seguinte forma⬇️

✅Grupo 1: Treino dos músculos do assoalho pélvico (TMAP) + Aplicação do kinesiotaping (como indicado na foto acima) por 6 semanas.

✅Grupo 2: TMAP + kinesiotaping sham (fake, aplicado em um lugar qualquer do corpo) por 6 semanas.

🔎Os sintomas de BH foram avaliados antes e após o tratamento através de questionários específicos para esta disfunção, diário miccional, avaliação da contração muscular do assoalho pélvico (Oxford modificado) e questionário de qualidade de vida.

📊Nos resultados, o grupo 1 (TMAP + kinesiotaping) obteve melhora significativa nos sintomas de bexiga hiperativa (frequência urinária diurna e noturna e episódios de perdas urinárias) quando comparado ao grupo 2.

💡Os autores consideram ao final do estudo que o kinesiotaping pode ser um recurso complementar no tratamento da BH.

Muito legal né? Se quiser o artigo entre em contato comigo!!!

Gostou do Post?